Oito estados já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para mais de 20% de sua população. São eles: Piauí (38,40%), Acre (28,08%), Alagoas (24,68%), Mato Grosso (24,46%), Sergipe (23,41%) Rio Grande do Sul (22,50%), Santa Catarina (22,10%) e Distrito Federal (20,61%). No total, a CIN já está nas mãos de 31,5 milhões de brasileiros segundo dados levantados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira (14/8).
“Este é um importante avanço dos estados nessa agenda de ampliar a emissão da CIN para suas populações. Este novo documento melhora a identificação dos brasileiros e, ainda, promove o acesso à cidadania”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Em julho, pela primeira vez, foram emitidas no mesmo mês mais de duas milhões de novas carteiras em todo o Brasil”, celebra o secretário. Confira o andamento da emissão em cada estado pelo painel da CIN.
Os dados da CIN serão a base para a criação da Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, facilitando o acesso das pessoas aos serviços públicos e benefícios sociais. “Estamos desenvolvendo toda a estrutura de sustentação digital para termos em breve ‘um governo para cada cidadão’, de acordo com o momento de vida das pessoas e suas necessidades”, disse Mascarenhas.
Vantagens
Uma das principais vantagens da CIN é que ela fortalece a segurança da identificação civil e simplifica e torna mais seguro o acesso a serviços. Desse modo, ela ajuda as pessoas na garantia dos seus direitos e facilita o acesso a benefícios sociais, por exemplo.
Outra vantagem é a sua versão digital disponível no aplicativo GOV.BR. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar esse aplicativo para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso à CIN Digital. Isso pode simplificar o uso em viagens ou em outras ocasiões onde for necessário se identificar.
A CIN também amplia a segurança da conta GOV.BR, pois a nova carteira facilita o acesso a uma conta Ouro na plataforma do governo federal. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 170 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e outros mais de oito mil de estados e municípios.
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Todos os brasileiros têm até 2032 para emitir a sua CIN. A nova carteira é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico e digital, e com número único nacional, o CPF.
Para emitir a sua CIN, acesse gov.br/identidade e saiba como agendar a expedição em seu estado. “Lembrando que a primeira via da CIN é gratuita para todas as pessoas”, encerra o secretário.
Fonte: Gov.br